quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Decrescimento

0 comentários
 

O decrescimento é um conjunto de ideias apoiado por certos movimentos ecologistas, anti-produtivistas e anti-consumistas, denominados «objectores de crescimento». Rejeitam a progressão indefinida da taxa de crescimento económico, e chegam mesmo a defender uma redução controlada. O termo é por vezes acompanhado por adjectivos («decrescimento sustentável» ou «decrescimento suportável»).

Os objectores de crescimento, apelidados de «decrescentes» pela imprensa, opõem-se aos defensores do «desenvolvimento sustentável», acusando-os de não colocar em causa o ideal do crescimento. Os partidários do decrescimento contestam com efeito um desenvolvimento económico infinito: argumentam que a taxa de produção e de consumo não pode crescer indefinidamente nem ser mantida aos níveis actuais, na medida em que a criação de riqueza medida por indicadores económicos como o PIB corresponde à destruição de um capital natural esgotável.

Os objectores de crescimento propõem no plano individual a prática dos princípios da «simplicidade voluntária» e, no plano global, uma «relocalização» das actividades económicas a fim de reduzir a pegada ecológica e os gastos energéticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
© 2013. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff