quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Somos abertamente avarentos

0 comments
 

«Por fim, atiram-nos à cara um pano molhado, esta neo-primitiva "sociedade da informação", a bolha das bolhas, na qual pessoas aparentemente adultas adoram brinquedos; na qual os meios e a substância se misturam e decompõem até à papa, na qual os computadores evoluem e o conhecimento diminui. Esta sociedade da informação, na qual a informação necessária se dilui sem deixar rasto.
Enquanto mergulho nas profundezas da miséria, recordo que mesmo a insuficiente faísca da civilização, encarnada pela sombra de educação popular, a procura da cultura, está irremediavelmente condenada. Os movimentos idealistas de esquerda desapareceram ao mesmo tempo que as ideias de sobriedade e educação das massas; desapareceram as milhares de horas de trabalho voluntário das associações de trabalhadores; desapareceu o ideal das cooperativas; desapareceram pelas fendas na terra tal como todo o capital produzido pela propriedade colectiva — para bancos e oportunistas.
Vivemos um momento histórico de grande depressão, o reino de um ultrajante materialismo simplificado — esse materialismo, do qual o homem tentou em tempos desprender-se, em parte conseguindo. Agora, até as antigas famílias cultas se agitam no meio da turbulência deste mundo inferior, simples e estúpido, da bolsa, de fundos de investimento e de cálculos de interesse. Profissões das antigas classes educadas reivindicam agora melhorias de salários. Que vergonha!
Ironicamente, é possível descobrir algo positivo nesta atmosfera de fim do mundo: a honestidade. Somos abertamente avarentos. Consegue encontrar algo mais sincero que os poderes do mercado, que a economia de mercado? Mercado: o sumário dos preços baixos, os espectáculo dos mais pobres, o festival da multidão.
A civilização e a educação eram das poucas coisas bonitas e nobres que a miserável humanidade conseguia espremer de si própria. Sinto falta disso. Ainda pude testemunhá-lo. Já não gosto mais.»

Pentti Linkola

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
© 2013. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff