sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

«Portugal é uma Raça constituindo uma Pátria»

0 comments
 

"A ideia de Pátria inclui a de Raça, conforme o significado que demos a esta palavra. Todavia, esta ideia pode sobreviver àquela, na qual se contém a ideia de independência política. A raça polaca sobreviveu à pátria polaca.
Uma Raça independente, sob o ponto de vista político, é uma Pátria.
Há muitos povos independentes que constituem reinos, Nações, Impérios, mas não uma Pátria. A Áustria, por exemplo, é uma Administração, conforme lhe chamava Mazzini. Queria ele dizer que lhe faltavam as qualidades próprias que definem uma Raça.
Os Estados americanos representam Pátrias ainda em formação. É natural que, sob a influência dos séculos e do meio, comecem a criar e a fixar um certo número de qualidades originais que se tornem verdadeiras Pátrias, no futuro.
A Raça portuguesa, antes de ser uma Pátria e mesmo nos primeiros tempos da sua independência, vivia como que latente e diluída nos outros povos da Ibéria. Mas o esboço primitivo definiu-se e a nítida figura apareceu. A Língua e os sentimentos por ela traduzidos cristalizaram, destacando-se, em alto-relevo, da confusão originária.
E Portugal é uma Raça constituindo uma Pátria, porque, adquirindo uma Língua própria, uma História, uma Arte, uma Literatura, também adquiriu a sua independência política."

Teixeira de Pascoaes
in «Arte de Ser Português», Assírio & Alvim (2007).

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
© 2013. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff