sábado, 28 de setembro de 2013

António Sardinha: Monarquia e Nacionalismo

0 comments
 

António Sardinha: Monarquia e Nacionalismo
Ruy Miguel
Editora Contra-Corrente
148 Páginas

António Sardinha foi um dos grandes ideólogos do nacionalismo português do primeiro quartel do século passado. Tradicionalista, anti-parlamentarista e defensor de uma monarquia orgânica, foi um dos destacados dirigentes do Integralismo Lusitano – e talvez o maior dos seus ideólogos. Poeta, polemista, doutrinador e escritor, senhor de uma cultura muitíssimo considerável, publicou mais de uma dezena de livros entre 1910 e 1925. A morte prematura aos trinta e sete anos veio pôr termo a uma das mais brilhantes mentes da nossa cultura do século XX.
Ruy Miguel defende neste livro a importância da preservação de um nacionalismo muito português, intimamente ligado à monarquia, que se diferencia dos demais e não se confunde com outras “experiências estrangeiras”. Questiona-se também sobre a possibilidade, e a oportunidade, de implementação de um regime com tais características na actual realidade geopolítica europeia e mundial. Para tal, recorre a um conjunto de textos de António Sardinha, apresentados de uma forma estruturada para uma compreensão cabal do pensamento do Mestre.
Para quem não conhece António Sardinha, esta obra ímpar pode representar uma excelente introdução ao seu pensamento e à sua obra, qual compêndio da arte de tão iniludível doutrinador. Para quem está já familiarizado com o Mestre, pode aqui apreciar e recordar alguns dos seus melhores momentos, magistralmente enquadrados no tempo e no espaço, numa sequência de raciocínio habilmente dirigida por Ruy Miguel.

Encomendar através de: Editora Contra-Corrente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
© 2013. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff