sábado, 21 de setembro de 2013

Morreu António José de Brito

0 comentários
 

Faleceu esta madrugada, no Porto, o Professor António José de Brito, docente universitário e autor de uma importante obra filosófica e política.
António José de Brito licenciou-se em Direito e Ciências Jurídicas, em Coimbra, e doutorou-se no ano de 1979, em França, com a tese "O Ponto de Partida da Filosofia". O autor de "Destino do Nacionalismo Português" (1962) não conheceu Salazar pessoalmente, e o único cargo que teve no Estado Novo foi o de secretário da Universidade Porto. Demitiu-se em 1975, "fui embora antes que me pusessem fora", conforme declarou em Maio de 2007 numa entrevista ao DN. Considerado um dos consolidados neo-hegelianos portugueses, só começou a dar aulas nos anos 80.
As suas obras políticas: "Sobre o Momento Político Actual" (1969), uma crítica muito dura a Marcelo Caetano, "Diálogos de Doutrina Anti-democrática" (1975), estudos sobre Alfredo Pimenta, António Sardinha, Charles Maurras e Salazar reunidos na obra "Pensamento Contra-Revolucionário" (1996). Acusado de colaborar com a polícia política do Regime o seu caso acabou por ser arquivado: "Infelizmente não tive a honra de ser preso!", referiu ainda abertamente na mesma entrevista.
António José de Brito tem o seu trabalho filosófico publicado na Imprensa Nacional. Os ensaios políticos — como "Pensamento Contra-Revolucionário" ou "Compreender o Fascismo" — aparecem dispersos por pequenas editoras. O último texto doutrinário de sua autoria é "A Actualidade do Fascismo", que serviu de posfácio ao livro "Discurso da Revolução", de Benito Mussolini, editado pela Réquila.
O 'Professor Brito', como era conhecido, estará sempre presente entre nós. A sua obra é um monumento de coerência e coragem intelectual e a sua atitude foi sempre consequente, o que lhe provocou não poucos problemas. Morreu um Homem Vertical que passa à História, mas a sua Lição permanecerá sempre como uma referência de integridade.

Texto publicado pelo Movimento de Oposição Nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
© 2013. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff