sábado, 14 de setembro de 2013

Visão História: Portugueses que combateram na Frente Leste

0 comments
 

«Na sua mais recente edição (n.º 21, Setembro de 2013), a Visão História identifica 159 voluntários portugueses que combateram, comprovadamente, por Hitler na frente russa. Mais de centena e meia de compatriotas nossos participaram naquela que foi a maior operação militar de todos os tempos: a invasão da União Soviética pelas forças da Alemanha nazi, lançada no verão de 1941.
Nascidos entre o Minho e o Algarve, estes homens foram permeáveis ao ambiente político de uma época favorável aos regimes ditatoriais, mas também se alistaram aventureiros e mercenários para tomar parte na "cruzada anti-bolchevique" apregoada pelos fascismos.
É dessa participação activa de portugueses num dos principais teatros de operações da Segunda Guerra Mundial, que em Fevereiro foi capa na edição de linha da Visão e que tem sido praticamente ignorada pela historiografia portuguesa, que aqui damos conta. Identificam-se os homens pelos seus nomes e dão-se rostos concretos a inúmeras histórias, numa reconstituição que só foi possível graças ao laborioso trabalho — quatro anos de investigação em dezenas de arquivos internacionais — levado a cabo por Ricardo Silva, mestre em História Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa e autor da tese Portugueses na Wehrmacht. Os voluntários da Divisão Azul (1941-1944).»

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
© 2013. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff