quarta-feira, 16 de outubro de 2013

«Tudo o que é repousa naquilo que foi»

3 comments
 

"Somos tradicionalistas. Ser tradicionalista não é devolver-nos ao Passado, morto, inerte nos seus moldes cristalizados. É aceitar do passado o impulso dinâmico, a sua força vivificadora. Para nós tudo o que é repousa naquilo que foi. A tradição não é assim um ponto imóvel na distância. É continuidade no desenvolvimento, é aquela ideia directriz que já Claude Bernard apontava como presidindo à vida dos seres. Não acatar as regras inalienáveis da nossa confirmação histórica o mesmo é que pretender substituir estultamente a nossa hereditariedade individual por qualquer outra que seja mais da nossa simpatia.
Os princípios que defendemos, antes de serem princípios, foram conclusões. Nós não significamos aqui mais que um voto unânime da nacionalidade pelo apelo sagrado dos seus Mortos.
A nossa política não é uma política de profissionais mas uma política de profissões. Assentamos numa concepção orgânica da sociedade, com a diferenciação e a competência por critérios reguladores. Se nos Insurgimos contra a democracia, é porque a democracia é a negação de todo o estímulo e de toda a prosperidade. Somos antiliberais. Mas somos antiliberais, porque, municipalistas em relação às administrações locais e sindicalistas em face da questão operária; é pelas liberdades, de sentido restrito e concreto, que dedicadamente nos bateremos."

António Sardinha
in «A Monarquia», 20 de Fevereiro de 1917.

3 comentários:

  1. um monarquista..no mínimo um medievalista..daqueles que dizem que a europa começa na idade media como se as raízes da europa não fossem pre-medievais..

    ResponderEliminar
  2. Ora.. ora... até nem houve imperadores romanos "divinizados" nem nada ...cujas sociedades possuíam uma hierarquia social bem rígida (já para não falar da existência de escravos).. e antes dos romanos? como era? os celtas não tiveram reis/líderes? como era a organização social? há certos elementos/tradições e até rituais que permanecem ainda hoje...

    ResponderEliminar

 
© 2013. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff